Instituto Força da Natureza

O Instituto

O Força da Natureza – Instituto de Psicologia Corporal e Terapias Integrativas, foi fundado em 04 de Agosto de 2019. O Instituto é um local diferenciado, com Profissionais de referência nas áreas de Psicologia Corporal e Terapias Integrativas. Localizado em Barão Geraldo – Campinas/SP, possui salas de atendimento em uma casa com amplo espaço e com um Domo Geodésico, estrutura ideal para práticas corporais e integrativas devido ao seu formato esférico (onde não há perda do fluxo de energia devido à ausência de ângulos retos). Contando, inicialmente, com 09 terapeutas e mais de 20 Profissionais parceiros que desenvolverão atividades e cursos no Instituto, o Força da Natureza se destaca devido a sua notória estrutura física e enorme quantidade de pessoas envolvidas nesse trabalho. Este é apenas o início de um projeto de transformação individual e coletiva! O Força da Natureza nasce com um grande potencial que vem se concretizando devido a sua forte aderência profissional, sucesso de público e capacidade estrutural.
Reproduzir vídeo

Propósito e Base Epistemológica

Propósito: Cultivar uma revolução Matriarcal, Sensorial e Desrepressora pelo viés da Psicologia.

O Instituto Força da Natureza pretende cultivar uma revolução matriarcal, sensorial e desrepressora pois parte do pressuposto que a essência de todo ser humano é feminina (cuidadora, sensível e amorosa), e que, em alguma medida, essa essência é reprimida pela cultura patriarcal hegemônica com intuito de facilitar seu controle sobre a sociedade, essa repressão da essência Feminina bloqueia (dentre outras coisas) o contato com a autopercepção sensorial profunda responsável pela empatia que é atributo indispensável para humanização das relações humanas. Uma vez que a autopercepção sensorial profunda é desreprimida, naturalmente se estabelece uma hierarquia matriarcal interna que irá refletir na humanização das relações humanas estabelecendo, por consequência, uma cultura Matriarcal, sensível, amorosa e cuidadora.
Base Epistemológica: Vida é o movimento puro da Energia Cósmica.
O Instituto Força da Natureza parte da premissa que existe uma Energia Vital que anima a vida, essa energia, para nós, é chamada de Força da Natureza e se manifesta nas suas mais diversas formas no Reino Vegetal, Animal e no Cosmos. A Força da Natureza é uma energia primária (anterior a matéria), antientrópica (vai dos potenciais menos elevados para os mais elevados), que pulsa (entre contração e relaxamento) e se move em ondas. O movimento puro da Energia Cósmica é libertado através da entrega para a plena manifestação da Eterna transformação inerente a vida, ele se manifesta de maneira incerta e indeterminada, e é percebido através da Sensação de Órgão que só pode ser acessada suportando um nível mais alto de angústia. Essa é a base para o desbloqueio de nossa essência amorosa e estabelecimento da hierarquia Matriarcal interna: suportar a incerteza da vida, nos entregando as sensações viscerais autonômicas que são desbloqueadas ao suportar um nível mais alto de angústia.

Diretor Fundador

Pedro Motta
Pedro Motta (CRP06/150574) é o Fundador Diretor do Força da Natureza – Instituto de Psicologia Corporal e Terapias Integrativas. Mestre em Saúde Coletiva (UNICAMP), é Graduado em Psicologia (PUC-CAMPINAS) e em Fisioterapia (UNIFIEO), com mais de 10 anos de experiência Clínica. É especialista em Psicoterapia Corporal e, como cientista, é membro do LAPACIS (Laboratório de Práticas Alternativas, Complementares e Integrativas em Saúde da UNICAMP), possuindo 9 artigos científicos publicados e participações em Congressos Nacionais e Internacionais.